Loading...

quarta-feira, 27 de março de 2013

A MAIOR SEMENTE DO MUNDO

 
 
A PALMEIRA DO COCO-DO-MAR TEM A MAIOR SEMENTE DO MUNDO. ALEM DA INCRÍVEL DIMENSÃO DESTAS SEMENTES, AS CRENÇAS QUE A ENVOLVEM SÃO ESPETACULARES.
ANTES DA DESCOBERTAS DA ILHAS SEYCHELLES, EM 1743, ACREDITAVA-SE QUE ESSAS SEMENTES OU COCOS FOSSEM FRUTOS DE UMA ARVORE GICANTESCA QUE CRESCIA NO FUNDO DO MAR DAI O SEU NOME POPULAR DE: COCO-DO-MAR. DURANTE ALGUM TEMPO ACREDITOU-SE QUE ERA COCOS ORIGINADOS DAS ILHAS MALDIVAS DAI O NOME CIENTIFICO DA ESPECIE (LOIDOCEA MALDIVICA).
OUTRA TEORIA ERA QUE ERAM FRUTOS DA ARVORE DO CONHECIMENTO DO JARDIM DO EDEN DEVIDO A SUA SEMELHANÇA COM UM BUMBUM FEMININO.
NATURALMENTE, ERAM CONSIDERADOS AFRODISIACOS E AS MULHERES INGERIAM O FRUTO NA ESPERANÇA DE SE TORNAREM IRRESSITÍVEIS.
 A PALMEIRA DO COCO O-DO-MAR TEM UM CRESCIMENTO INCRIVELMENTE LENTO. SUA PRIMEIRA FOLHA COMEÇA A SURGIR NOVE MESES APÓS O INÍCIO DA GERMINAÇÃO E A SUA PRIMEIRA FLOR, AOS 60 ANOS. O FRUTO DE DOIS LOBULOS PODE LEVAR ATÉ 10 ANOS PARA BROTAR , E A ARVORE PODE LEVAR ATÉ UM SÉCULO PARA ATINGIR SEU PLENO CRESCIMENTO DE MAIS OU MENOS 30 METROS. QUANDO FINALMENTE PARAM DE CRESCER, SUAS FOLHAS CHEGAM A ATINGIR 6 METROS,OS FRUTOS SÃO COMESTÍVEIS  COM O SABOR DO NOSSO COCO-DA-BAIA. NO ENTATO É POUCO PROVAVEL QUE ALGUEM CONSIGA COMER UM DELES HOJE EM DIA.
ESTA ARVORE ESTA A BEIRA DA EXTINÇÃO, E OS FRUTOS AS VEZES VENDIDOS PARA JARDINS BOTÂNICOS, CUSTAM EM MÉDIA 1.500 DOLARES CADA UM.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário