quarta-feira, 16 de outubro de 2013

METEORITO RUSSO !


Russos acham pedaço de quase meia tonelada do meteorito de Tchelyabinsk


Em Moscou / 1510/2013 - 14h43


Buraco de seis metros em lago congelado seria local onde meteorito caiu nesta sexta-feira (15), segundo a polícia da região da cidade de Tcheliabinsk (Rússia). A onda de choque provocada pela explosão do meteoro feriu quase mil pessoas Leia mais AFP/Departamento de polícia de Tcheliabinsk
Mergulhadores russos encontraram nesta terça-feira (15) em um lago um fragmento com peso estimado entre 300 e 500 quilos do meteorito que caiu em fevereiro perto da cidade de Tchelyabinsk, nos Montes Urais.
"Dito em linguagem simples, o caçamos. Agora, só falta trazê-lo até a margem. No lago, há grandes ondas, por isso içá-lo diretamente é tecnicamente difícil e arriscado", disse Nikolai Murzin, diretor-geral da companhia Aleut de trabalhos especiais, à agência de notícias Interfax.
Murzin explicou que agora estão rebocando o pedaço de meteorito até a margem do lago Chebarkul e que a operação de retirada da rocha vai acontecer nesta quarta-feira (16).
Os mergulhadores tiraram até agora 12 rochas do lago, cinco delas identificadas como pedaços do corpo celeste que causou em 15 de fevereiro pânico entre os moradores da região. Até agora, segundo as autoridades locais, o maior fragmento resgatado do meteorito pesa 4,74 quilos.
Desde o primeiro momento, os cientistas garantiram que o maior pedaço da rocha estava no fundo do lago gelado de Chebarkul, onde a queda do objeto espacial deixou um grande buraco.
Os cientistas advertiram a população contra a "recolha indiscriminada" dos restos do meteorito, já que o saque os privava de um valioso material de pesquisa sobre a história do Universo.
Segundo os geólogos, o meteorito contém minerais de silicatos como o olivino e o ortopiroxeno, além de sulfureto de ferro e níquel, e, em menor medida, cromo, clinopiroxeno e plagioclases.
O estudo dos meteoritos é crucial para a reconstrução dos períodos iniciais do Sistema Solar, já que esses corpos celestes incluem os mesmos componentes de que foram criados originalmente os planetas.
O meteorito, que causou mais de 1.500 feridos na região, 319 deles crianças, tinha, segundo a Nasa (Agência Espacial Norte-Americana), uma massa de até 10 mil toneladas quando explodiu na atmosfera, e é o maior que caiu sobre a Terra desde 1908.

Uol Notícias

 

Sem comentários:

Enviar um comentário