segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014


Araras Azuis - Ameaçadas de Extinção, Procriam 2 Filhotes em Ninho Improvisado - Uberaba/MG

·       Publicado por Lale Rios em 31 janeiro 2014 às 14:53 em Protetores de MG

Ameaçadas de extinção, araras azuis procriam dois filhotes em Uberaba

O nascimento de dois filhotes de arara azul, espécie ameaçada de extinção, está despertando a atenção para uma reserva ecológica de Uberaba, no Triângulo Mineiro. É a primeira vez, em nove anos, que o casal de araras azuis que vive no santuário consegue procriar, mesmo estando fora do habitat natural. A reprodução é difícil porque a espécie não é nativa do cerrado e não encontra na região matéria-prima para fazer seu ninho.



 
Filhotes sobreviveram e completam 60 dias. (Foto: Reprodução)

 Por isso, a reserva teve uma ideia de adaptação: em uma estrutura de caixa d’água foi feito um forro com serragem. E as araras chocaram os dois filhotes lá dentro. Os filhotes, filmados por um celular, completaram 60 dias de vida e estão quase prontos para dar o primeiro voo.

Segundo o biólogo Thiago Pires, o fato dos dois filhotes sobreviverem é algo excepcional para a espécie. “Essas aves em vida livre, normalmente vinga só um filhote. A própria seleção natural se encarrega de entrar em ação a partir do nascimento. No caso da arara azul, ela começa a competição no ninho. O mais forte e mais adaptado compete pela comida e normalmente só sobrevive um filhote”, explica.

O santuário ecológico está localizado no meio do cerrado mineiro. Abriga mais de 200 animais exóticos, todos devidamente registrados. Os filhotes de araras azuis devem permanecer na reserva.

Sem comentários:

Enviar um comentário