segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

FELINOS


Os Felinos Mais Lindos e Incríveis do Mundo

Quem não ama um bom felino? Seja você uma solteira com 50 gatos ou um admirador da ferocidade e beleza dos tigres, a família Felidae é fascinante, não há dúvidas.

Os primeiros felídeos surgiram durante o Eoceno, cerca de 40 milhões de anos atrás. A espécie mais popular hoje, como todos podem adivinhar, é o gato doméstico (Felis silvestris catus), que se associou ao homem milhares de anos atrás. Além dos famosos gato, tigre e leão, existem diversos outros exemplos incríveis de felinos pelo mundo. Confira:

TIGRES

 
 
Os tigres são os maiores membros da família dos felinos. Conhecidos por sua força e poder, antigamente haviam oito as espécies conhecidas, mas, durante o último século, três acabaram extintas (tigre-de-bali, tigre-de-java e tigre-do-cáspio). As que sobreviveram estão distribuídas pela Ásia, especialmente Rússia, China, Camboja, Laos, Malásia, Myanmar, Tailândia, Índia, Bangladesh e Vietnã.

LEÃO

 


Esses animais bonitos e imponentes podem sofrer leucismo, uma mutação rara que acomete principalmente animais da subespécie Panthera leo krugeri. A mutação causa uma despigmentação dos pelos e leva os animais a serem chamados popularmente de leões brancos. Estes podem ser encontrados em algumas reservas na África do Sul em estado natural, e em zoológicos ao redor do mundo

ONÇA PINTADA

 
 


A onça-pintada é um grande felino que vive no continente americano, desde o sul dos Estados Unidos até o norte da Argentina, apesar de estar extinta em várias partes dessa região. No Brasil, é encontrada em maior número na Amazônia e no Pantanal

LEOPARDO-DAS-NEVES

 
 

 Você talvez se lembre de um dos mais recentes sucessos dos estúdios da DreamWorks, a animação Kung Fu Panda, onde uma das estrelas é o temido leopardo-das-neves (Panthera uncia). A União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) classifica esse leopardo como uma espécie ameaçada de extinção desde 1986. Esse felino solitário, conhecido por seus pelos cinzas e por suas manchas negras, é nativo da Ásia Central.
Junto com o tigre, o leão e a onça-pintada, o leopardo é considerado um dos quatro grandes gatos.

 
GUEPARDO

 
O guepardo é considerado o mais rápido dos felinos. É encontrado em sua maioria na África, em savanas, e pode alcançar velocidades de 100 quilômetros por hora (km/h).
PUMA


Puma concolor, anteriormente Felis concolor, é um felino conhecido pelos nomes populares suçuarana, puma, onça-parda, onça-vermelha, jaguaruna, leão-baio e leão-da-montanha
Nativo das Américas, esse hábil predador gosta de caçar com emboscadas. A subespécie suçuarana-norte-americana (Puma concolor couguar) engloba diversas populações remanescentes de suçuarana na América do Norte, onde o felino foi quase universalmente conhecido pelo nome de pantera.

SERVAL

 

Os servais habitam áreas pouco arborizadas em savanas, na proximidade de água, na África subsaariana. Parente próximo do leão e do guepardo, o serval pode saltar até 3 metros e apanhar aves em voo. Esse felino tem uma cabeça ridiculamente pequena e é estranhamente dócil. Embora não seja domesticado, é tratado como animal de estimação em alguns países. Isso geralmente não faz bem para o gato, que adoece quando recebe comida como ração, em vez de carne crua
JAGUARANDI

Puma yagouaroundi é uma espécie conhecida pelos nomes populares jaguarundi, gato-mourisco, eirá, gato-preto e maracajá-preto. Encontrado desde os Estados Unidos até ao norte da Argentina, é uma das espécies de felino que menos se parece com o gato doméstico. Também é chamado de gato-lontra, por causa da sua aparência.

Sem comentários:

Enviar um comentário