segunda-feira, 1 de setembro de 2014



Qual é o animal mais feio do mundo? / Whichh the Uglies Animal in The World ?
Publicado em 17.09.2013


Você já deve ter visto essa carinha linda aqui no Hype antes. Isso porque o Psychrolutes marcidus, esse triste peixe que atende pelo nome em inglês de “blobfish”, também conhecido como peixe-gota, já figurou em mais de uma lista sobre criaturas bizarras e estranhas.
Agora, ele se tornou garoto-propaganda da Sociedade de Preservação do Animal Feio (“Ugly Animal Preservation Society”), baseada no Reino Unido. Com o título de “animal mais feio do mundo”, conquistado através de votação online, a criatura marinha será o rosto público da campanha “Mother Nature’s more aesthetically challenged children” (em tradução livre, “os filhos mais esteticamente deficientes da Mãe Natureza”).
A campanha coletou milhares de votos para escolher um mascote entre 11 candidatos que não são tão altamente considerados quanto ursos polares e borboletas na vida real.

O público decidiu que o blobfish era ainda mais horroroso do que a rã-do-titicaca, também conhecida como “sapo escroto”, caracterizada por um excesso de pele, piolho-da-púbis ou chato, decididamente nojento por razões óbvias, e o macaco-narigudo, que faz qualquer pessoa nariguda desistir de uma cirurgia.


“Nós precisávamos de uma cara feia para os animais em extinção. Durante muito tempo os animais bonitos e fofos foram o centro das atenções, mas agora o blobfish vai ser uma voz para os que sempre ficaram esquecidos”, disse o biólogo Simon Watt, presidente vitalício da Sociedade.
Embora a missão do grupo seja um pouco atrevida, eles realmente esperam melhorar a situação dos animais que enfrentam sérias ameaças em estado selvagem. O blobfish, por exemplo, vive a 600 a 1.200 metros abaixo da superfície e é pego em arrastões de redes de pesca enquanto se alimenta de caranguejos e lagostas ao largo da costa da Austrália e da Tasmânia. Alguns pesquisadores temem que o peixe de 30 centímetros seja ameaçado pela pesca excessiva.
A preocupação desses cientistas é que todos estejam muito ocupados com o panda para virar seus olhos a animais menos carismáticos, como um peixe de aparência gelatinosa.

Para saber mais sobre a Sociedade de Preservação do Animal Feio, acesse seu site. Eles possuem uma coluna “Animal Feio da Semana” que propaga informações sobre criaturas vivas menos favorecidas pela beleza do mundo todo. [LiveScience]

Sem comentários:

Enviar um comentário